alimentação + atividade física + disciplina= meta realizada

alimentação + atividade física + disciplina= meta realizada

domingo, 20 de outubro de 2013

Desafio 15 dias- SEM LIXO!

Passei alguns dias afastada do blog e claro, isso significa que eu não me levei tão à sério e me perdi novamente. Depois de passar duas semanas com uma progressiva amnésia sobre a reeducação alimentar, aqui estou eu. Persistindo.

Esta semana tive uma difícil missão a qual me fez retornar ao blog e lhe dar um pouco mais atenção. Precisei sair a procura de uma roupa nova para o meu aniversário. Eu tinha pensado em um vestido colorido e curto, porém acinturado e que tivesse manguinhas para disfarçar os excessos, mas não é tão fácil achar o vestido certo. Entrei em uma loja com muitos vestidos coloridos e gostei do que vi, mas foi começar a vesti-los minha auto-estima despencou como numa montanha-russa. Cada um que eu vestia eram inúmeros defeitos que eu relatava, meu marido acompanhou o processo na tentativa de me ajudar, mas não funcionou. A resposta dele era sempre a mesma: " Ficou ótimo!" Isso, necessariamente não é sincero. Sei que ele se esforçou para me ajudar, mas não posso mais me enganar.

Tentei me lembrar de como foi que comecei o meu emagrecimento há alguns anos atrás e como tornei tudo possível e porque hoje está sendo mais difícil. Lembrei que eu tive muita disciplina, na alimentação, nos horários, nas caminhadas matinais, fazia tudo com vontade de superação, era incrível a sensação de dever cumprido. 

Hoje não me sinto tão motivada, minha energia está em baixa. Contudo, preciso sair da inércia e me desafiar novamente e buscar forças de onde nem sei para recomeçar. Por isso, me planejei e tive meu primeiro dia do DESAFIO 2 SEMANAS SEM LIXO! para desintoxicar o corpo e a mente. Não tem jeito é com esforço que se ganha.

1º passo: Aceitar que eu tenho um problema e preciso mudar meus hábitos.
2º passo: Disciplina. Estudar os alimentos corretos e comer a cada 3 horas, sem gula, sem repetições e fazendo escolhas mais saudáveis.
3º: Me livrar de todos os alimentos lixos! Nem em casa e principalmente, na rua que a tentação é maior.
4º: Dedicação total a mim e ao blog.
5º: Administrar atividades físicas.
6º: Paciência e determinação. Os resultados não aparecem no dia seguinte.

Serão 15 dias de choque.
Incluindo saladas sem molhos e produtos integrais. Substituição de refrigerantes por sucos naturais ou água, por sinal muita água. E redução das porções drasticamente.

COMO FOI O MEU 1º DIA (20/10)

café da manhã satisfatório, não mudei muito porque já é de costume me alimentar bem pela manhã.
pão integral com quijo minhas e blanquet de peru light + café com açúcar (diminuir mais este vilão)

lanche da manhã: meio mamão papaia (estava amargo, mas comi tudo!)

almoço: filé de frango grelhado sem gordura+ salada de alface e tomate+ couve-flor  e beterraba cozida+ arroz e feijão vermelho sem carnes e pouco óleo

lanche tarde: meia manga rosa (fruta calórica!)

Após as 16 horas meu corpo estava diferente. Senti falta do chocolate, da batata-frita, da coca-cola! A vontade de pedir uma comida por telefone era surreal, mas mantive meu foco. 
A boca seca, o estomago doendo e a vontade de comer as paredes.

Lanche extra:Tomei mais uma xícara de café e 3 torradas integrais com requeijão light...ajudou, mas não resolveu. 
Me desconcentrei inúmeras vezes na leitura do livro que estou estudando por causa da vontade de comer.

Só quem quem passa pelo problema que eu tem a capacidade de entender como é difícil! Mas não é impossível! Eu já me superei uma vez e foi maravilhoso. Meu erro foi ter me dado ao luxo de me acomodar novamente e abusar na confiança. Li em algum blog sobre o assunto que a reeducação alimentar é um processo para vida toda e meu erro fatal foi não ter percebido que estava apenas em manutenção, mas meu corpo ainda não tinha se adaptado ao novo peso. Como não poderia ser diferente ele voltou a ser como antes e eu nem senti.

 É triste ter que viver assim, mas é necessário aprender a lidar com isso. 
Somente enfrentando os nossos medos e saindo da zona de conforto (isso é até um paradoxo porque de reconfortante não tem nada) para superarmos os traumas e encontrar a felicidade que tanto sonhamos.









2 comentários:

  1. Comida é viciante e compensa outras carências. Os primeiros dias, até as primeiras semanas, são os mais desafiadores. As mudanças devem ser gradativas para terem resultados permanentes. Força, garota!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo apoio Jô! Devagar estou mudando a minha relação de submissão com a comida e buscando sanar as minhas carências de maneira mais positiva. Beijão.

    ResponderExcluir